Série Especial Triathlon nas Olimpíadas: Pequim 2008
14 de julho de 2024

Pequim 2008 marcou a terceira participação do triathlon nos Jogos, e a primeira com ampla participação de fãs pela internet.
Naquela época, dois ibéricos dominavam as apostas pelo ouro. Entre os homens, o espanhol Javier Gomez conquistava praticamente todas as etapas da ITU. Entre as mulheres, a portuguesa Vanessa Fernandes era praticamente imbatível. A história, no entanto, foi escrita de outra forma. Outras estrelas brilharam com mais força, e levaram o ouro para casa. E, como se não bastassem, o campeão masculino e a campeã feminina são casados hoje em dia.
A prova feminina
Cinquenta e cinco mulheres se alinharam no dia 18 de agosto de 2008 para os 1.500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. Céu claro e sol marcaram a prova, que coroou a australiana Emma Swnowsill como medalhista de ouro. Ela venceu ao atacar na volta final, abrindo mais de um minuto sobre Vanessa Fernandes, que acabou ficando com a prata. Desde então, Vanessa nunca mais conseguiu voltar à velha forma no triathlon, embora tenha conquistado o índice para disputar a maratona olímpica no Rio em 2016, com 2:31:26. Ela, no entanto, acabou ficando de fora, já que 3 de suas compatriotas se qualificaram com tempos melhores.
Completou o pódio em Pequim a brilhante Emma Moffat, levando mais uma medalha para a terra do canguru. Pelo Brasil, Mariana Ohata foi nossa única representante. Após cortar o pé alguns dias antes da competição, ela fez um esforço enorme e largou, concluindo a prova na 38ª colocação.
Resultados completos
A prova masculina
Entre os homens, tivemos um dos finais mais emocionantes da história do esporte. Há poucos metros da chegada, 4 atletas disputavam ombro a ombro. Três já eram grandes nomes, e um que não aparecia tanto até então. Esse último era nada mais nada menos que o alemão Jan Frodeno, cujo brilho acendeu ali para nunca mais apagar. Ao seu lado, Frodeno tinha nada menos do que Javier Gomez (campeão mundial), Simon Whitfield (canadense campeão mundial e olímpico em Sydney 2000) e o neozelandês Bevan Docherty (prata em Atenas e também campeão mundial). Frodeno levou a melhor, e quem ficou de fora do pódio foi exatamente o favorito Javier Gomez, que fechou os 10km finais em 31’02”.
A decisão da medalha ficou no sprint final, com os 3 atletas correndo na casa dos 30 minutos. Frodeno levou o ouro, entrando de vez para a história esporte. Já veterano, Whitfield surpreendeu e foi prata, aumentando sua coleção de medalhas. Docherty ficou com o bronze. Uma prova inesquecível para os amantes do triathlon.
O Brasil teve dois representantes no masculino: Juraci Moreira competiu em sua terceira Olimpíada, concluindo na 26ª colocação. Reinaldo Colucci estreou no Jogos com o 37º lugar.
Resultados completos
Casais olímpicos em Pequim
Pequim marcou ainda o surgimento de casais importantes no esporte. Jan Frodeno e Emma Snowsill, o único casal de campeões olímpicos no triathlon. E Reinaldo Colucci e Mariana Ohata, dois dos melhores triatletas brasileiros de todos os tempos.
Na próxima matéria da série, falaremos sobre a disputa em Londres 2012. Fique ligado!
Últimas noticias
- Câimbras Relacionadas Ao Esporte
- MT Cast #202 - Santiago Mendonça
- Race Preview - IM Texas com grandes nomes e outras 4 provas com a elite
- MT Cast #201 - Gabriela Angheben
- Performance S.A. Ep 22 - Ivan Martinho (Presidente WSL Latin America)
- MT Cast #200 - Roberto Lemos
- MT Cast #199 - Especial IM 70.3 Brasília
- Race Preview - 70.3 Oceanside e T100 são os destaques da semana
- MT Cast #198 - Hadson Caldas
- Race Preview: IM África do Sul com grandes nomes
CATEGORIAS
CONFIRA NOSSOS ARTIGOS POR CATEGORIAS