La Vuelta: Etapa 18 Salas > Altu d’El Gamoniteiru 162,6km
2 de setembro de 2021

Dia de montanha, dessa vez para valer.
Hoje estamos em uma etapa duríssima, 3 subidas duras, e com o corpo cansado da etapa de ontem, que o pelotão fez muita força.
Hoje a Equipe DSM mostrou bem o seu valor com M. Storer, que já venceu duas vezes e tentou vencer mais uma hoje, e R. Bardet, que fez bonito nas primeiras montanhas do dia e que carrega a camisa de escalador (que no final da etapa de hoje passou para seu companheiros de equipe M. Storer).
Hoje partimos da cidade de Salas com apenas 90 metros do nível do mar e chegamos até a montanha Alto d’El Gamoniteiru, uma etapa com mais de 162 quilômetros, 2 montanhas de categoria 1, 1 montanha mais leve de categoria 2 e a ultima sem categoria.
Vimos todas as equipes trabalharem: a INEOS fez um bom passo no início, a Bahrain Victorious também fez força puxando o pelotão, a Movistar fez a sua parte na ultima montanha e as vezes aparecia lá na frente algum ciclista da equipe francesa AG2R para dar uma mão, foi uma etapa linda de se ver.
Roglic voltou a endossar a camisa Vermelha e estava bem protegido com os seus companheiros de Jumbo Visma. Bernal sentiu um pouco na segunda subida mas logo voltou a sua marcha regular e lá na frente continuava sozinho M. Storer, esse australiano que está escrevendo a sua historia nessa Vuelta.
A subida final do dia tinha 14km. Faltando 10 km para o final, nada de ações no GC (grupo principal) e De La Cruz, do time UAE, consegue escapar do grupo e assume a segunda colocação. Para ficar mais emocionante o dia, faltando 8,5 km para o final começou a névoa. A essa altura os ciclistas superavam os mil metros de altimetria a temperatura já estava abaixo dos 16 graus centígrados e se via nos rostos a dor acumulada de todas as montanhas desses 18 dias de prova.
Faltando 7 km para o final, De La Crus chega na ponta. Neste momento sim, o Grupo acelerou e a diferença que era de 2 minutos com 10 km para o final, faltando 6,8 km restavam apenas 48 segundos. Com certeza hoje não teríamos vitória da fuga.
Vamos exaltar também o trabalho da equipe Intermarche que está sendo a revelação dessa Vuelta, equipe convidada que carregou o posto de líder por vários dias e vem se mostrando com uma grande formação e direção.
Curva à direita e entramos na parte mais dura da ultima subida: estrada estreita que mal passa um carro e a inclinação sobe ainda mais e aqui foi o palco principal do dia. Bernal assumiu a ponto do pelotão de perseguição com Roglic e Lopez atras, E. Mas veio mais lento, mas sempre juntos. A maior dificuldade nessa fase era deixar passar os carros de apoio entre De La Cruz que estava na liderança e os Lideres da geral que vinham atrás com tudo.
M. Lopez da Movistar fez um tiro que assustou a todos e teve sorte porque a névoa o escondia enquanto fazia força e sumiu do visual do grupo. Com 2,7 km para o final, Lopez ataca de vez. Conhecido aqui na Europa com “O Pintor”, Lopez achou finalmente a confiança que precisava.
Que final de etapa! Faltando 2 km para acabar foi a vez de Roglic atacar. E. Mas e E. Bernal conseguiram seguir P. Roglic mas com muita dificuldade e S. Kuss e A. Yates com esse nível ficaram para trás. Bernal ataca novamente e Roglic responde. Isso sim que é uma etapa, montanha é montanha e com esse público gritando durante toda a estrada injeta mais força nas pernas dos ciclistas, essa energia é sensacional.
No ultimo km M. Lopez ainda tinha 24” de vantagem mas atrás chegava um trio fortíssimo com Bernal, Roglic e Mas. Esse quarteto foi forte até o final mas deu Lopez, merecidíssimo, em segundo Roglic, terceiro Mas e quarto Bernal.
Assim fechamos a 18 etapa com a classificação do dia assim:
1. Miguel Angel Lopez (Movistar Team) 2. Primoz Roglic (Jumbo-Visma), +14'' 3. Enric Mas (Movistar Team), +20'' 4. Egan Bernal (Ineos Grenadiers), +22'' 5. Jack Haig (Bahrain Victorious), +58''
E a geral ficou assim:
1. Primoz Roglic (Jumb-Visma) 2. Enric Mas (Movistar Team), +2'30'' 3. Miguel Angel Lopez (Movistar Team), +2'53'' 4. Jack Haig (Bahrain Victorious), +4'36'' 5. Egan Bernal (Ineos Grenadiers), +4'43''
Faltando mais duas etapas de subidas, amanhã com uma de média montanha e sábado que será outra etapa duríssima, temos um P. Roglic com 2’30” a frente do segundo colocado E. Mas e com 2'53” de M. A. Lopez, ambos da Movistar.
Tudo está mostrando que P. Roglic levará esse ano. Mas vamos esperar as próximas ações das equipes (lê-se Movistar) para ver se alguém tira alguma carta da manga.
Bom dia a todos, bons treinos e um abraço.
Ricardo Lino.
Sua bike tem seguro? Conheça o Clube Santuu
Últimas noticias
- Race Preview - Circuito Mundial segue em Yokohama
- MT Cast #204 - Nicholas Santos
- Existe a refeição pré-treino perfeita?
- Race Preview - PRO Series segue com IM 70.3 St George
- Consumir mostarda ajuda na fadiga ou nas câimbras?
- MT Cast #203 - Fernando Toldi 2
- Curso Venda de Patrocínios - Turma 3
- Câimbras Relacionadas Ao Esporte
- MT Cast #202 - Santiago Mendonça
- Race Preview - IM Texas com grandes nomes e outras 4 provas com a elite
CATEGORIAS
CONFIRA NOSSOS ARTIGOS POR CATEGORIAS