La Vuelta: Etapa 17 Unquera > Lagos de Covadonga 185,8km
1 de setembro de 2021

Que etapa espetacular!
Dia de montanha, dia de Lagos de Covadonga, dia de chagada ao alto!
Depois de várias etapas marcadas pelo calor, hoje o dia foi de muita chuva, o que tornou a etapa muito tensa nas descidas (com direito algumas quedas).
Os atletas passaram por 4 montanhas: 1 de categoria 3, depois 2 vezes a La Collada Llomena, de categoria 1 e 6km de subida, e depois a subida final fora de categoria até Lagos de Covadonga, com 12km e chegada ao alto.
A etapa de hoje era desenhada para os ciclistas da GC. A Camisa Roja, nas mãos de Odd Eiking, estava em risco desde a largada e não demorou muito para o "sonho acabar": faltando 60km para a chegada, Egan Bernal lançou um ataque ousado na terceira montanha do dia. E quem foi com ele? Primoz Roglic! A Movistar não se movimentou e a dupla começou a abrir do grupo, deixando também o Roja para trás. E continuaram a abrir tempo para o grupo. Acabada a subida, o maior risco era a descida: chovia muito e o trecho continha muitas árvores, deixando muitas folhas no chão.
Roglic e Bernal começaram a descer de forma conservadora mas conseguiam abrir vantagem do grupo (mais de 1 minuto). Em uma das curvas, Bernal deu um susto em todos, ao "barrigar" uma curva, quase caindo.
Lá atrás, o excesso de atletas no pelotão dificultava a descida e todos tocavam com muito cuidado para não ter um prejuízo ainda maior.
Pouco tempo depois, Vlasov caiu em uma curva e Odd Eiking se assustou e também caiu. O Roja conseguiu voltar a pedalar rapidamente mas Vlasov sofria muito. Apesar disso, o atleta seguiu na prova e aguardamos detalhes sobre a continuação dele na prova.
Chegando sãos e salvos à última subida, Bernal e Roglic começaram a subir os últimos 12km.
A coragem dos dois de atacar cedo já valeu o show mas Roglic mostrou que tinha mais potência nas pernas e começou a deixar Bernal para trás, faltando metade da subida. Rapidamente, o Esloveno abriu 40 segundos e estava claro que não perderia mais. Bernal, baita coragem e agressividade, foi pego pelo pelotão faltando 2km para a chegada.
Seth Kuss, da Jumbo Visma, teve carta branca para atacar e não desperdiçou a chance: deixou Yates, Mas e Miguel Ángel Lopes para trás e fechou na segunda colocação.
A classificação do dia ficou assim: 1. Primoz Roglic (Jumbo-Visma) 2. Sepp Kuss (Jumbo-Visma), +1'35'' 3. Miguel Angel Lopez (Movistar Team), s.t. 4. Adam Yates (Ineos Grenadiers), s.t. 5. Jack Haig (Bahrain Victorious), s.t.
A camisa Roja voltou para Roglic! O campeão de 2020 segue firme no bi-campeonato.
1. Primoz Roglic (Jumbo-Visma) 2. Enric Mas (Movistar Team), +2'22'' 3. Miguel Angel Lopez (Movistar Team), +3'11'' 4. Jack Haig (Bahrain Victorious), +3'46'' 5. Guillaume Martin (Cofidis), +4'16''
Amanhã teremos mais uma etapa duríssima nas montanhas! Fiquem ligados!
Abraços e bons treinos
Ricardo Lino
Sua bike tem seguro? Conheça o Clube Santuu
Últimas noticias
- Race Preview - Circuito Mundial segue em Yokohama
- MT Cast #204 - Nicholas Santos
- Existe a refeição pré-treino perfeita?
- Race Preview - PRO Series segue com IM 70.3 St George
- Consumir mostarda ajuda na fadiga ou nas câimbras?
- MT Cast #203 - Fernando Toldi 2
- Curso Venda de Patrocínios - Turma 3
- Câimbras Relacionadas Ao Esporte
- MT Cast #202 - Santiago Mendonça
- Race Preview - IM Texas com grandes nomes e outras 4 provas com a elite
CATEGORIAS
CONFIRA NOSSOS ARTIGOS POR CATEGORIAS