La Vuelta: Etapa 14 Don Benito > Pico Villuercas 165,7km

La Vuelta: Etapa 14 Don Benito > Pico Villuercas 165,7km
Sábado recheado de esportes e emoções e aqui na Vuelta não ficamos para trás. Etapa de montanha: partimos da cidade de Don Benito e chegamos a cidade de Pico Villuercas, um total de 165,7 quilômetros e um continuo sobe e desce com 2 montanhas de categoria 1 e uma mais leve de categoria 3.
R. Bardet e J. Herrada montaram um pequeno grupo com outros 3 ciclistas e foram ao ataque. Abriram mais de 10 minutos do grupo principal. Porém, se tratando de Bardet que é um ótimo escalador, era um risco deixa-lo escapar porque seria uma etapa dada de presente ao ciclista francês da equipe DSM.
O desafio principal do dia estava mesmo sobre as costas da equipe Intermarche: eles queriam a todos custo levar O. C. Eiking até o final dentro com os principais, mesmo havendo uma diferença de 58 segundos a frente do segundo colocado G. Martin e 1 minuto e 56 a frente de P. Roglic, qualquer descuido e perderiam toda a vantagem que tinham.
A primeira montanha de categoria 1 fez uma bela seleção, já separou o joio do milho como dizia a minha avó kkkkk. Caruso foi pra frente junto com o seu fiel escudeiro W. Poels e a equipe Movistar e a equipe Jumbo vieram juntas. O problema a essa altura era que a diferença entre os grupo não diminuía.
Faltando 36 quilômetros para o final a diferença já estava acima de 11 minutos. Foi uma etapa caracterizada também por muitas quedas bobas: um ciclista da Alpecin-Fenix caiu quando pegava água no carro da sua equipe. Lá na fuga, o terceiro colocado da equipe BH (Navarro) atropelou o segundo da equipe Israel (Vanmarke) e foram para o chão. Quedas que não são comuns de se ver e a diferença ainda assim aumentava: faltando 20 quilômetros para o final já tínhamos mais de 12 minutos.
Na última subida as emoções ficaram para os grupos de fugitivos que tentavam escapar uns dos outros, mas lá na frente sozinho N. Prodhomme da equipe AG2R tentava com todas as forças se manter líder. Porém Zeits, da Bike Exchange, e R. Bardet, da DSM, se aproximavam velozmente para tentar levar a etapa.
Lá atrás no pelotão dos lideres, a Trek resolveu trabalhar com seu atleta Brambrilla mas era tarde: todos os holofotes estavam sobre Bardet que lutou como um leão hoje e estava decidido a levar a etapa,.
E terminou assim! Merecido Romain Bardet que abriu mais de 52 segundos sobre os perseguidores e trouxe mais uma vitoria para a sua equipe DSM
A classificação do dia depois de 166 quilômetros ficou assim:
1. Romain Bardet (Team DSM) 2. Jesus Herrada (Cofidis), +44'' 3. Jay Vine (Alpecin-Fenix), s.t. 4. Tom Pidcock (Ineos Grenadiers), +1'12'' 5. Clément Champoussin (AG2R-Citroën Team), +1'14''
E na classificação geral, como ficaram lá atrás todos juntos não tivemos mudanças e continuamos assim:
1. Odd Christian Eiking (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) 2. Guillaume Martin (Cofidis) +54'' 3. Primoz Roglic (Jumbo-Visma), +1'36'' 4. Enric Mas (Movistar Team), +2'11'' 5. Miguel Angel Lopez (Movistar Team), +3'04''
Agora é descansar e nos preparamos para amanhã com mais uma etapa de montanha duríssima.
Bom sábado a todos e fui.
Um abraço.
Ricardo Lino.
Sua bike tem seguro? Conheça o Clube Santuu

CATEGORIAS

CONFIRA NOSSOS ARTIGOS POR CATEGORIAS