Não é exagero algum dizer que Reinaldo Colucci é um dos maiores atletas da história do triathlon brasileiro. Prestes a completar 20 anos de carreira profissional, neste último fim de semana ele deu mais uma demonstração de que ainda tem muito mais por vir. Disputando o Mundial de Longa Distância da World Triathlon (antes ITU) na Holanda, Colucci conquistou o bronze, e de quebra cravou o melhor tempo de um brasileiro até hoje nesta distância. Ele fechou os 3.800 metros de natação + 180km de ciclismo + 42,2km de corrida com a incrível marca de 7h45min16seg.
Pelo que vinha apresentando nos treinos e sabendo das condições rápidas do trajeto da prova, eu tinha expectativa de baixar as 8 horas no meu tempo final. Mas realmente este tempo de certa forma foi uma surpresa nesse momento em que retorno a disputar provas mais longas na carreira. Estou muito feliz com o meu dia, mas sei que ainda tenho bastante a corrigir e melhorar, o que é uma ótima notícia“, relata Colucci.
Foto: World Triathlon
A trajetória do Rei (apelido pelo qual é conhecido, que diz muito sobre sua história no triathlon) é de longa data. Vindo da água e tendo nadado desde novo, Colucci estreou no circuito profissional de triathlon em 2002. De lá para cá, ele se destaca como um dos mais versáteis triatletas do país, por ter conseguido resultados expressivos em diversas distâncias.
Para começo de conversa, Colucci representou o Brasil em duas Olimpíadas: Pequim, em 2008 / Londres, em 2012. E nesse meio tempo foi ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011. Estes feitos já o colocam em evidência, mas o Rei ainda foi muito além. Migrando para a meia distância, ele subiu no lugar mais alto do pódio 8 vezes em provas das bandeiras Challenge e Ironman 70.3. Conquistou ainda a 5ª colocação no mundial de 70.3 em 2008. Além disso, no passado havia se aventurado na longa distância, onde começou sua carreira profissional, e também deixou sua marca nestas provas: no Ironman Brasil, foi 4º lugar em 2005 e em 2017; e 2º lugar em 2007 e em 2009.
Foto: World Triathlon
Em 2021, Reinaldo venceu a Copa Brasília de Triathlon, evento realizado em junho que contou com a chancela da PTO. E voltou a se focar na longa distância, tendo como prova alvo justamente o Campeonato Mundial da World Triathlon. Com seu incrível feito, ele não só melhorou sua marca pessoal em 25 minutos como também voltou para a casa com a medalha de bronze e sendo o novo recordista nacional nesta distância. Para ter dimensão do que Colucci fez no último domingo, suas parciais foram: 49min40seg nos 3800 metros de natação (1’18/100m), 4h12min47seg nos 180km de ciclismo (42,7km/h) e 2h39min03seg (3’46/km).

Comentários

comentários