Hoje tivemos a prova masculino de estrada nas Olimpíada de Tóquio.

A denominada Clássica do Oriente com seus 234 quilômetros e mais de 4 mil metros de altimetria passando pelo belíssimo Monte Fuji.

Vamos começar do final.

Com uma ação fortíssima, Richard Carapaz, do Equador, conquistou o primeiro Ouro Olímpico na história do ciclismo equatoriano e Sul-americano! Grande Carapaz (INEOS Grenadiers).

As medalhas de Prata e de Bronze também foram merecidas para os respectivos W. Van Aert e T. Pogacar, que nos últimos 60 quilômetros aumentaram o ritmo e mantiveram o primeiro grupo sempre muito forte.

Ouro – R. Carapaz (Equador)
Prata – W. Van Aert (Bélgica)
Bronze – T. Pogacar (Eslovênia)

Além de todo esse final emocionante, foi bonito ver todas as estrelas do ciclismo mundial juntas. Lembrava aquela seleção que fazemos quando vamos participar de algum jogo ou alguma aposta. Hoje foi assim: todos os nomes que estavam na disputa das medalhas já tinham alguma vitória importante na carreira.

Assistimos os sprinters no início da prova que tentaram e chegaram a abrir mais de 12 minutos do pelotão entre eles o tri campeão mundial Peter Sagan. Depois, com 120 km de prova e um contínuo sobe e desce, o pelotão foi neutralizado e todos ficaram juntos novamente. E aí chegou a montanha do dia, o Monte Fuji. Ali se fez a seleção e assim foi até o final.

Alguns atletas só se defendiam e outros atacavam continuamente e faltando 22 km para o final dois guerreiros atacaram juntos (o americano Mc Narty e o equatoriano Carapaz) e foram juntos até os últimos 8 km quando Carapaz na última subida do dia atacou para a vitória.

Muito bom, muito empolgante acompanhar provas de um dia, que ali todos dão o seu máximo. Nessas provas não existe o amanhã, não tem a segunda etapa, é aqui e agora, e esse tipo de prova faz a diferença.

Carapaz que conquistou uma honrosa terceira colocação no Tour de France poucos dias atrás, hoje volta para casa com o Ouro olímpico.

Vamos lá, temos muito para assistir nessa olimpíada. Vamos aguardar a provas das mulheres e com certeza nós do Mundo Tri voltaremos com mais notícias para vocês.

Bom sábado a todos e bons treinos.

Um abraço.

Ricardo Lino.

fonte foto: CNN Brasil

Comentários

comentários