Pedal arrasador: Sebastian Kienle e Leanda Cave vencem o Mundial de Ironman 70.3

    Em 09 set 2012

      Percurso duro no pedal e na corrida um calor acima de 35 graus. Se você está pensando em Kona, enganou-se. Em Las Vegas, diferente do Havaí, a umidade é baixíssima. Com esses ingredientes, o Campeonato Mundial de Ironman 70.3 foi uma das provas mais brutais do ano. Os 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida pareceram um Ironman para aqueles que entregavam seu suor nos desertos na cidade do pecado. Os grandes vencedores do dia foram o alemão Sebastian Kienle e a britânica Leanda Cave. Ambos garantiram o título com uma corrida consistente após um pedal arrasador.

      A prova masculina

      Entre os homens, Andy Potts (EUA) não conseguiu impor a usual vantagem na água, saindo em segundo lugar após o australiano Josh Amberger. O mais importante era que o grupo principal estava logo ali atrás, com Craig Alexander (AUS), Tim O’Donnell (EUA), o duas vezes medalhista olímpico Bevan Docherty (NZL), Paul Matthews (AUS) e Greg Bennett (AUS). Sebastian Kienle saiu da água quase três minutos atrás dos líderes, no grupo do brasileiro Santiago Ascenço e um minuto atrás de Mauro Cavanha.

      No pedal, Kienle reviveu os áureos momentos dos grandes ciclistas alemães no Triathlon, como Normann Stadler (detentor do recorde do ciclismo em Kona). A mais de 42km/h ele atravessou a série de montanhas do percurso. Com 45km de pedal, Kienle já tinha 2 minutos de vantagem sobre o grupo formado por Alexander, Potts, Amberger, O’Donnell e Docherty. O bicampeão Michael Raelert foi penalizado por vácuo e teve que ficar 10 minutos parado, o que acabou com suas chances já no pedal.

      Sebastian KIenle

      Ao chegar à T2, Kienle tinha mais de 3 minutos sobre o grupo de corredores. A grande questão era se ele conseguiria segurar Craig Alexander e os demais atletas. Docherty e Alexander logo se desgarraram do demais, porém Kienle fazia uma corrida consistente. Craig conseguiu deixar Bevan na segunda volta e foi à caça do alemão. O bicampeão queria mais um título, mas Sebastian Kienle cravou 1:16:46 (3:38km) e conseguiu segurar o maior triatleta da atualidade, vencendo com 3:54:35, 1:01 à frente de Alexander, que marcou a melhor meia maratona do dia: 1:14:58 (3:33/km). Docherty se manteve firme e foi o terceiro a cruzar a linha, seguido dos americanos Tim O’Donnell e Andy Potts.

      O dia foi difícil para os brasileiros que largaram entre os profissionais. Santiago Ascenço teve problemas na bike e acabou deixando a disputa. Já Mauro Cavanha sentiu o calor e terminou na 23ª colocação.

      A prova feminina

      A britânica Jodie Swallow, ex-campeã mundial da distância, começou o dia terminando os 1.900m de natação 45 segundos à frente das excelentes nadadoras Leanda Cave (GBR), Kelly Williamson (EUA) e Meredith Kessler (EUA). Outras favoritas ao título estavam dois minutos atrás do segundo grupo, entre elas a campeã de 2011 Melissa Hauscildt (AUS), Angela Naeth (CAN), Heather Jackson (EUA) e Joanna Lawn (NZL).

      Uma vez em cima da bike, Leanda Cave ditou o ritmo e logo alcançou Swallow e assumiu a liderança. Cave marcou o segundo tempo nos 90km, apenas 32 segundos da melhor parcial do dia, que ficou com a americana Heather Jackson (2:27:45). Melissa também fez um bom pedal e tudo indicava que ela poderia tirar a diferença de pouco mais de 3 minutos na meia maratona.

      Leanda Cave

      Com os pés no chão, Leanda Cave tinha dois minutos de vantagem sobre Jackson, 4 minutos sobre Melissa e 7 minutos sobre Kelly Williamson, que logo se mostrou sua principal perseguidora. Mesmo com uma incrível meia maratona (1:23:10), Kelly só conseguiu tirar 6 minutos de Cave, que cruzou a linha em primeiro lugar em 4:28:05. Heather Jackson foi a terceira colocada, seguida de Melissa Hauschildt e Joanna Lawn. A brasileira Mariana Andrade foi a 2ª colocada entre as profissionais, terminando as 70.3milhas em 5:20:33. A campeã do Ironman Brasil 70.3 deste ano, a chilena Valentina Carvallo, veio logo atrás com 5:23:19.

      > Veja os resultados completos

       

      Comentários

      comentários