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    Tire suas dúvidas para o Ironman Brasil 2010

    Em 10 mai 2010
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      Desafio Time Powerade

    Rodrigo Tosta

    O treinador Rodrigo Tosta do ironguides responderá, até a semana da prova, dúvidas de nossos leitores sobre o Ironman Brasil, como percurso, alimentação, hidratação etc. Serão respondidas duas dúvidas por semana.

    Rodrigo Tosta, Coach – Rio de Janeiro, Brasil

    http://www.ironguides.net/br

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    Respostas das dúvidas anteriores:

    1. Vitor Goncalves: Caro Rodrigo, o Endurox R4 é um produto muito popular entre os triatletas e utilizado basicamente após os treinos de longa duração. Ele pode ser utilizado e é indicado também para consumo durante a prova/treinos longos como o IM?

    Rodrigo: Acredito que o EnduroxR4 é uma ótima opção para treinos e provas longas, pois contém um mix de carboidratos simples e complexos, além de uma relação de 4 partes de carboidratos para uma parte de proteína, o que ajuda a manter preservada sua massa muscular, acelerando seu processo de recuperação.

    2. Marcelo Romero: Após a natação, ainda na transição, é conveniente tomar uma bebida tipo gligodry ou accelerade?

    Rodrigo: Idealmente você não deve ingerir nada entre a saída da água e os primeiros 20min de ciclismo, pois seu corpo ainda estará ajustando suas demandas energéticas e de fluxo sanguíneo, podendo causar algum desconforto se além disso você ainda tiver que digerir algum alimento, mesmo que seja uma bebida esportiva.

    3. Tiago Loiola: Olá Rodrigo, você acha interessante fazer uma reposição com carboidrato em gel durante o percurso da natação do Ironman, já que são duas voltas e essa saída na areia daria para repor?

    Rodrigo: Essa estratégia só deve ser utilizada caso sua natação for superar 1h 30min. Caso contrário, seu café da manhã, já será suficiente para te dar energia para toda a etapa de natação. Se você é daquelas pessoas que não consegue comer bem pela manhã, uma opção é usar um gel de carboidrato antes da largada.

    4. Carlos Eduardo Sene: Rodrigo, sou um atleta pesado, corro com tênis com características de bom amortecimento, no entanto pesados. Seria arriscado usar um tênis mais leve com menos amortecimento?

    Rodrigo: Acho que você deve fazer a prova com o par de tênis que está habituado e que usou nos principais treinos longos. Tênis com pouco amortecimento são para atletas leves, lembre que você terá que correr 42km e para isso o conforto é algo que você não deve abrir mão!

    5. Carlos Cintra: O que você acha de produtos que contenham cafeína como Hydroxycut por exemplo, para provas como o Ironman?

    Rodrigo: De uma forma geral esse produto é utilizado para “queima” de gordura, pois te ação termogênica. Sobre a cafeína, acho válida, mas em pequenas doses (entre 3 e 6mg/kg de peso corporal), pois o uso abusivo dessa substância pode ter um efeito diurético, o que pode causar um quadro de desidratação numa prova como o Ironman.

    6. Ismael Pinheiro: Eu tomo uma cápsula de 150 mg de cafeína antes dos treinos , tenho 58 kg, é muito?

    Rodrigo: A literatura apresenta entre 3 e 6mg/kg de peso corporal, portanto para alguém como você algo entre 174 e 348mg de cafeína. Essa quantidade deve ser dividida e administrada durante a prova, para uma melhor manutenção de seu nível no organismo.

    Matéria encerrada, agora só em 2011!

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