Bikes de triathlon e contra-relógio, qual a diferença?

    Em 26 ago 2009
    Tags
      A super Specialized Shiv de Fabian Cancellara, que dificilmente será utilizada no Triathlon

      A super Specialized Shiv de Fabian Cancellara, que dificilmente será utilizada no Triathlon

      Em nosso artigo anterior, falamos da diferença entre as bikes de ciclismo e triathlon/contra-relógio. Hoje, vamos falar das pequenas diferenças entre bikes de triathlon e bikes de contra-relógio (TT), que são muito similares.

      Uma bike para ser usada em uma prova oficial de ciclismo TT, precisa antes ser aprovada pela federação mundial de ciclismo (UCI). A entidade tem medidas e regras especificas para bikes de TT.

      A grande regra que as difere é a posição do selim. No triatlhon o selim pode ser utilizado bem avançado, o que para a UCI não é permitido. Segundo a regra a ponta do selim deve ficar 5cm atrás do movimento central (BB).

      O fato é que o mercado para TT bike é tão pequeno, que várias fabricantes de bike fazem tri bikes ajustáveis o suficiente para que possam ser usadas tanto dentro das regras da UCI quanto para provas de triathlon.

      A Specialized Transition para Triathlon

      A Specialized Transition para Triathlon

      Porém, nem todas as bikes de triathlon tem sua geometria dentro das rígidas regras de design e fabricação da UCI, ficando elas voltadas especificamente para o triathlon.

      Fabricante como a Scott USA possue 2 bikes modelo Plasma, cada uma voltada para um esporte. A Scott Plasma 2(triathlon) e a Plasma 3 (ciclismo). Assim como a Specialized possui a Transition para o triathlon e a nova Shiv para o ciclismo; e as Cervélos P3 e P4. Em ambos os casos, as bikes de contra-relógio são significativamente menos confortáveis que as de triathlon, pois não são projetadas para distâncias como um meio ou full Ironman e, tampouco, para que o atleta possa correr depois.

      Já outros fabricantes, como a espanhola Orbea, prefere utilizar sua Bike, a  Ordu, tanto dentro das regras da UCI para o ciclismo como para o triathlon. Isso é apenas uma questão de planejamento e preferencia das fabricantes. Quando for escolher sua bike considere o aspecto conforto, principalmente se pretende fazer provas longas. Lembre-se que as posições de triathlon e contra-relógio não são idênticas.

      A Scott Plasma 3 para TT

      A Scott Plasma 3 para TT

      Scott Plasma 2 para triathlon

      Scott Plasma 2 para triathlon

      Comentários

      comentários

        Leia mais sobre esse assunto